top of page

INCONTINÊNCIA URINÁRIA APÓS A CIRURGIA DE PRÓSTATA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

pelviensaudepelvic

Atualizado: 5 de abr. de 2021

Para a maioria dos homens, a incontinência urinária pode desaparecer em cerca de 1 ano. A realização de exercícios para o assoalho pélvico, também conhecidos como que ajudam a fortalecer os músculos localizados na base da pelve, entre o osso púbico, ajuda a acelerar o processo de recuperação.


O QUE É A PRÓSTATA?


A próstata é uma pequena glândula localizada logo abaixo da bexiga, no local onde a uretra se conecta. Suas principais funções são apoiar a nutrição e transporte de espermatozoides, auxiliando no controle da urina e secretando PSA (antígeno específico da próstata), que é uma proteína que ajuda os espermatozoides a reter seu estado líquido.

O câncer de próstata é muito comum em homens. Geralmente, cresce lentamente e, se detectado cedo o suficiente, é bastante fácil de tratar. No entanto, alguns tipos de câncer de próstata são mais agressivos e podem se espalhar rapidamente, especialmente se não forem tratados. Portanto sempre procure um urologista!!!!


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?


Muitos dos sintomas do câncer de próstata são semelhantes a outras condições, por isso é importante fazer um exame adequado para descartar o câncer de próstata. Os homens que apresentarem os seguintes sintomas devem conversar com seu médico.


Problemas para urinar, incluindo iniciar e interromper a micção ou um jato de urina fraco.


Sangue na urina ou sêmen


Dor ao urinar ou ejaculação


Disfunção erétil


Dor no osso


Micção frequente ou necessidade de usar o banheiro várias vezes à noite


Dor pélvica


Dor ao sentar


A maioria das pessoas não apresenta sintomas de câncer de próstata nos estágios iniciais da doença. É por isso que é importante conversar com seu médico sobre as opções para fazer o rastreamento do câncer de próstata. Tem havido algum debate sobre as projeções do PSA e quando recebê-las. Converse com seu médico sobre os prós e os contras para tomar sua decisão


A INCONTINÊNCIA ACONTECE SE EU TRATAR O CÂNCER DE PRÓSTATA COM RADIAÇÃO?


Alguns homens precisam de radioterapia após a remoção da próstata. Durante a radioterapia, alguns dos tecidos normais ao redor do esfíncter urinário, uretra e bexiga podem ser expostos, causando irritação após a terapia, levando à incontinência. Isso geralmente desaparece dentro de alguns meses após a terapia de radiação; no entanto, se persistir, os tratamentos adicionais descritos abaixo podem ser úteis.


COMO POSSO MELHORAR A INCONTINÊNCIA APÓS A CIRURGIA DE PRÓSTATA?


FISIOTERAPIA pode ser sua resposta! Com o uso de altas tecnologias como a Eletrotermofototerapia, bioofeedback e outros , a fisioterapia se baseia no tratamento da musculatura da pelve. Os músculos do assoalho pélvico ajudam a controlar a função da bexiga e do intestino e, como outros músculos do corpo, se ficarem fracos, não serão mais capazes de fazer seu trabalho com eficácia. Para obter o exercício adequado você precisa consultar um fisioterapeuta especializado.



QUE TRATAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA MIM SE MINHA INCONTINÊNCIA NÃO SE DESAPARECE DEPOIS DE UM ANO?


Embora a fisioterapia tenha grande eficácia para a maioria dos homens com incontinência leve a moderada, eles podem não ser totalmente eficazes para alguns. Felizmente, ainda existem algumas opções para tratar o vazamento da bexiga após a cirurgia de próstata.


Às vezes, é necessária outra cirurgia. Como todas as cirurgias, elas vêm com prós e contras e complicações potenciais. Certifique-se de discutir essas opções com seu médico.





Nós encorajamos você a dar uma olhada!







 
 
 

Comments


“Esse produto é comercializado com apoio da Hotmart. A plataforma não faz controle editorial prévio dos produtos comercializados, nem avalia a tecnicidade e experiência daqueles que os produzem. A existência de um produto e sua aquisição, por meio da plataforma, não podem ser consideradas como garantia de qualidade de conteúdo e resultado, em qualquer hipótese. Ao adquiri-lo, o comprador declara estar ciente dessas informações. Os termos e políticas da Hotmart podem ser acessados aqui, antes mesmo da conclusão da compra."

[1]  Harlow B.L., Stewart E.G. A population-based assessment of chronic unexplained vulvar pain: Have we underestimated the prevalence of vulvodynia? J. Am. Med. Women’s Assoc. 2003;58:82–88. 

bottom of page